Confira uma lista com as principais características de um bom site. Veja o que é importante em um site para aumentar as vendas.
Você diria que seu site é de qualidade? Ele é um site vendedor?
Talvez você ache difícil responder estas perguntas. Afinal, quais são as características de um bom site?
Portanto, para descobrir se seu site é de qualidade, é de grande ajuda ter uma lista de verificação.
Assim, ao passo que confere esta lista, verifique se seu site está de acordo com os atributos de qualidade e o que você pode melhorar.
Benefícios de um site de qualidade
Um site de qualidade tem maiores chances de ficar melhor posicionado nas buscas orgânicas (SEO) e também nos espaços de anúncios (PPC).
Além disso, é claro que um bom site aumenta as chances dos clientes se envolverem com o conteúdo e adquirirem o que você está oferecendo.
11 características de site um bom site
Vamos conferir uma lista com 11 elementos que caracterizam um site de qualidade. Estes princípios podem ajudá-lo independentemente de quais sejam os produtos ou serviços que sua empresa ofereça.
As características são as seguintes:
- Título descritivo
- Benefícios em destaque
- Informações relevantes sobre a empresa
- Recursos visuais
- Páginas organizadas
- Carregamento rápido
- Call-to-actions
- Informações mais importantes no topo
- Menu de links
- Segurança
- Ser facilmente encontrado
1. Título descritivo
Analise o título da página e responda: ele é chamativo? Além disso, ele descreve bem do que se trata a página?
De fato, o título de uma página é muito importante. Imagine, por exemplo, que uma pessoa clicou no seu anúncio no Google Ads. Assim que chega à página de destino, será que o título deixa claro que ela chegou no lugar certo?
Se o título de uma página deixa os clientes em dúvida, sua qualidade é duvidosa.
Por isso, se deseja que os clientes realizem a ação que você espera deles, certifique-se de possuir um título claro e chamativo.
2. Destaque os benefícios
Uma vez que as pessoas saibam que estão na página certa, o site precisa convencê-las a ficar.
Por isso, um bom site precisa destacar as vantagens dos produtos ou serviços. Você pode usar uma lista para mostrar estas vantagens, tornando mais fácil para as pessoas identificá-las.
3. Dê informações sobre a empresa
Um site de qualidade deixa os visitantes seguros em realizar negócios com você. Para isso, compartilhe informações relevantes sobre sua empresa.
Que informações valiosas são essas? Se possível:
- Deixe claro qual o papel da sua empresa. Descrições nebulosas podem fazer com que os clientes fiquem desconfiados.
- Inclua depoimentos de clientes.
- Exiba selos, certificações e outros prêmios que validam a confiabilidade da sua marca.
Todas estas informações podem ser um importante diferencial entre você e seus concorrentes.
Além disso, não se esqueça de tornar fácil para os clientes entrar em contato com você. Isto pode ser feito por meio de um formulário de contato, telefone, whatsapp ou um chatbot.
Finalmente, se você deseja que os clientes lhe façam uma visita presencial, lembre-se de exibir um mapa com sua localização.
4. Utilize recursos visuais
Os recursos visuais são muito importantes em um site de qualidade. Afinal, além de informativos, eles têm potencial de gerar engajamento.
Mas, é claro que grande parte do seu conteúdo talvez esteja em texto.
No entanto, combinar estas informações com fotos, gráficos e vídeos pode ajudar a envolver os clientes.
Mas tome cuidado para não causar poluição visual. Excesso de imagens e vídeos prejudicam a experiência das pessoas, além de deixar as páginas lentas.
5. Mantenha páginas organizadas
Outra forma de fazer um bom site é manter as páginas organizadas, de modo que seja fácil de navegar.
Isto significa que os usuários precisam encontrar com facilidade aquilo que procuram.
De fato, páginas organizadas garantem uma boa experiência para quem visita seu site.
6. Certifique-se de que as páginas carreguem de forma rápida
Em geral, as pessoas têm pouca paciência para esperar um site carregar. Por isso, um site de qualidade precisa ter um carregamento rápido.
Assim, certifique-se de utilizar as tecnologias mais recentes, como o AMP. Você também pode reduzir o tamanho das imagens, usar o recurso de lazy loading em imagens e revisar linhas de código CSS e JavaScript para identificar aquelas que podem ser removidas. Além disso, mantenha seu CMS e plugins atualizados.
7. Inclua chamadas para ação
As chamadas para ação são as frases que incentivam os clientes a realizar a ação que você espera deles. Assim, não conclua que esta ação já esteja subentendida em todas suas páginas. Deixe isso claro para eles.
De fato, botões de chamada para ação aumentam a chance dos clientes fazerem o que você espera deles.
8. Deixe as informações mais importantes no topo
Como vimos, pode ser que haja muitas informações em sua página, incluindo texto e recursos visuais.
No entanto, para fazer um site de sucesso, você precisa se certificar de que as mais importantes estejam na parte superior. Isto significa colocar as informações mais valiosas acima da dobra da página, incluindo as principais palavras-chave.
Desta forma, quando as pessoas chegarem no seu site e forem impactadas de imediato pelo conteúdo principal (sem precisar rolar a página), você facilita o trabalho delas.
9. Use um menu de links
O menu de links ajuda os clientes a encontrar o que precisam em seu site. Além de contribuir para a boa experiência dos clientes, o menu pode aumentar o tempo de permanência.
No entanto, é muito importante que você se certifique de que não haja links quebrados.
10. Preze pela segurança
Um bom site é um site seguro. Os visitantes do seu site precisam ter a confiança de que estão em um ambiente que preza pela segurança.
Portanto, você pode investir em certificados de segurança, além de outros plugins que ajudam a manter suas páginas seguras.
Além disso, informe os visitantes sobre as tecnologias de segurança que você utiliza para que eles fiquem mais tranquilos em fazer negócios com você.
11. Seja facilmente encontrado na internet
Não basta ter um site de qualidade – você precisa ser facilmente encontrado. No entanto, isto não é simples de acontecer.
Com a grande número de sites, fica difícil ser encontrado nos momentos em que os clientes mais precisam de você.
Assim, como você pode lidar com esta situação?
A melhor forma do seu site de qualidade aparecer é anunciar no Google Ads.
Estes anúncios são conhecidos como Links Patrocinados. De fato, eles aparecem no Google e outros sites e aplicativos de acordo com a pesquisa das pessoas. Com estes anúncios, você consegue aparecer no Google quando os clientes estiverem pesquisando pelos seus produtos e serviços.
Assim, você não desperdiça dinheiro exibindo anúncios para quem não tem interesse.
Além disso, no Google Ads, você paga somente quando as pessoas clicam no seu anúncio. E mais: você define o valor máximo que está disposto a pagar por clique.
E vale destacar que, pensando na boa experiência das pessoas, o Google gosta de exibir anúncios de bons sites nas posições mais destacadas.
Crie um site de qualidade e venda mais
Portanto, como percebemos, diversas características estão envolvidas em um site de qualidade.
Mas não se trata apenas de escolher um ou outro. Afinal, para criar um site vendedor é preciso que todas as peças desta engrenagem funcionem de forma simultânea.
E, de fato, anunciando no Google Ads você garante que seu site de qualidade apareça para as pessoas certas nos momentos mais importantes para elas. Entaõ procure u especialista na BLUE AGÊNCIA
Most of the themes required tons of plugins to make the site looking like the demos. But not and this theme. The developer makes this theme working only with 4-5 necessary plugins. The other big advantage is that regular updates keep compatibility with all plugins.