7 soluções para divulgar um e-commerce com milhares de produtos
Divulgar um grande e-commerce na internet é um processo que exige atenção a vários detalhes. Veja o que considerar na hora de anunciar milhares de produtos no Google.
Alguns e-commerces possuem milhares de produtos em seu catálogo, mas preferem anunciar somente alguns produtos – de preferência aqueles que oferecem mais retorno financeiro.
Isto acontece, m geral, para simplificar o processo de anúncios no Google. Afinal, gerenciar anúncios de milhares de produtos dá muito trabalho.
No entanto, com o crescimento da demanda, deixar de fora alguns produtos do seu catálogo significa perder oportunidades de lucrar ainda mais no Google.
Por isso, confira quais são os desafios destas campanhas, bem como algumas dicas para anunciar os produtos de um e-commerce no Google.
Desafios de anunciar muitos produtos na internet
Desafio 1: Escolher palavras-chave
Se apenas alguns produtos podem gerar uma grande quantidade de palavras-chave, o que esperar quando anunciamos milhares de produtos?
De fato, criar listas de palavras-chave para milhares de produtos é um grande desafio. Este é um dos trabalhos mais cuidadosos ao se colocar todo o catálogo de um e-commerce no Google.
Desafio 2: Criar anúncios personalizados
A eficiência dos anúncios no Google depende de mostrar os Links Patrocinados certos para as pessoas certas.
Mas criar anúncios personalizados é um desafio quando estamos diante de um catálogo com milhares de produtos.
Desafio 3: Atualizar anúncios
É claro que, com o passar do tempo, muitos produtos podem entrar e sair do estoque. Além disso, podem acontecer muitas variações nos preços.
Se você anuncia o produto com um preço e a página de destino mostra outro valor, isto configura violação das políticas de publicidade do Google Ads. E isto pode fazer com que suas campanhas deixem de aparecer no Google.
Desafio 4: Preparar páginas de destino certas
Além disso, as pessoas também precisam ser direcionadas para as páginas de destino certas.
Por exemplo, imagine uma pessoa que pesquisa por um modelo de micro-ondas. Ela vê e clica em um anúncio de um e-commerce que, em vez de direcioná-la para o modelo certo, envia a pessoa para uma página com diversos modelos de micro-ondas.
De fato, isto não vai ser uma boa experiência.
7 soluções para anunciar todos os produtos de um e-commerce
O Google Ads é uma solução de publicidade preparada para quem quer anunciar um e-commerce na internet.
Assim, confira 7 recursos disponíveis para você divulgar um catálogo com milhares de produtos no Google.
- Anúncios dinâmicos
- Anúncios responsivos
- Campanhas inteligentes do Shopping
- Scripts do Google Ads
- Regras automatizadas
- Campanhas para aplicativos
- Link direto
1. Anúncios dinâmicos
Segundo o Google, 15% das buscas diárias são inéditas. Por isso, é impossível cobrir todo este tráfego de forma manual.
Mas, com os anúncios dinâmicos é possível capturar tráfego destas palavras-chave que você não comprou.
Estes anúncios usam o mesmo algoritmo das buscas SEO para encontrar conteúdo em seu site. Em seguida, ele gera títulos de forma automática e direciona as pessoas para as páginas de destino certas.
Em outras palavras, o Google cria os anúncios para você. Isto significa economia de tempo, maior cobertura nas buscas e melhores resultados.
2. Anúncios responsivos
Como exibir o anúncio certo para cada pesquisa? Com a inteligência do Google, você não precisa criar manualmente várias versões do mesmo anúncio.
Os anúncios responsivos têm a capacidade de se ajustar para exibir a mensagem mais relevante.
Você pode escrever até 15 títulos e 4 linhas de descrição. Quanto mais, melhor!
Em seguida, a inteligência do Google combina estas variações de acordo com a pesquisa de cada pessoa.
É até possível criar anúncios destacando promoções somente para quem pesquisar por isso. Por exemplo, você pode criar um anúncio para a Black Friday. Em seguida, se uma pessoa pesquisar por esta promoção, ela consegue ver isso no título.
3. Campanhas inteligentes do Shopping
Nas campanhas inteligentes do Google Shopping é possível anunciar um e-commerce a partir de envio que você faz de diversos criativos, como imagens, vídeos, logotipos, títulos e descrições.
Em seguida, o Google combina os criativos para conseguir exibir o anúncio certo de acordo com cada pesquisa.
Um detalhe interessante é que estes anúncios se ajustam a todos os tamanhos de telas, de forma automática.
Além disso, estes anúncios utilizam aprendizado de máquina. Por isso, a cada nova interação das pessoas com os anúncios, o Google aprende mais. Nas próximas pesquisas, ele aplica este conhecimento adquirido.
4. Scripts do Google Ads
Os scripts servem para fazer alterações de forma automática na sua conta.
Com os scripts você consegue trabalhar em conjunto com o banco de dados da empresa, podendo até mesmo pausar anúncios automaticamente quando certos produtos saírem do estoque.
Além disso, existem diversas funções que ajudam quem anuncia um grande catálogo de produtos no Google. Por exemplo, você pode aumentar os lances de CPC em 10% somente para palavras-chave que estão gerando mais de mil impressões por semana.
Esta gestão dinâmica permite uma atualização em tempo real dos anúncios.
5. Regras automatizadas
Esta é uma versão mais simples dos scripts e serve para automatizar processos em uma campanha.
Veja apenas alguns exemplos de tarefas que você pode automatizar com estas regras:
- Ativar/desativar anúncios em eventos especiais.
- Pausar palavras-chave que não atingem uma meta.
- Criar regras para aplicar etiquetas.
- Ajustar lances de acordo com horários do dia.
- Pausar campanhas que gastaram uma certa verba antes do final do mês.
6. Campanhas para aplicativos
Grande parte dos consumidores preferem comprar pelo aplicativo. Assim, se o e-commerce possui um app, é importante que seu público instale o aplicativo no celular.
Os formatos de instalação e engajamento funcionam de forma automatizada. Para isso, o Google leva em consideração diversos sinais de cada pessoa, inclusive seus interesses.
Assim, as campanhas de instalação alcançam pessoas que ainda não instalaram seu app. E as campanhas de engajamento focam apenas pessoas que já instalaram o aplicativo, gerando mais valor entre seu público.
7. Link direto
Com estas campanhas, você consegue enviar as pessoas para as páginas certas. Se a pessoa já tiver o app da empresa, ela é direcionada para a página do produto no aplicativo. Caso não tenha o app, ela visita a página certa na versão mobile do site.
De fato, esta é uma estratégia que se encaixa muito bem ao divulgar todos os produtos de um varejo.
Chega de dores de cabeça e prejuízos ao anunciar seu e-commerce
Portanto, deu para perceber que gerenciar campanhas com centenas ou milhares de produtos dá bastante trabalho.
No entanto, a solução é simplificar este processo usando inteligência artificial, aprendizado de máquina, data driven, smart bidding e automação. De fato, desta forma, é possível potencializar e acelerar resultados de acordo com seu investimento.
Contrate a Blue agência certificada Google Partner PREMIER, é a resposta para atingir todo o potencial ao divulgar um e-commerce com milhares de itens na internet.
Assim, os varejistas conseguem promover sua linha completa de produtos, ao passo que diferenciam suas ofertas e maximizam os resultados.